Cachoeira de Congonhas  Ver a imagem de origem

Esta página tem caráter ilustrativo. Para visitar os atrativos, procure um guia. (Trilhas do Cipó -Ecoturismo. WhastApp   Instagram @trilhasdocipo)

Cachoeira de Congonhas

Cachoeira de Congonhas é uma das opções mais procuradas na Serra do Cipó, então se você está por essas redondezas, vale a pena a visita.

A região da Serra está repleta de conhecimentos históricos acerca dos nossos antepassados, sendo visitas sempre bem ricas de cultura, diversão e lazer.

Minas Gerais em si possui muita história, que não serve somente para o Estado, portanto, também para todo o país, e na Serra do Cipó não é diferente, por isso que se recomenda tanto a visita a Serra do Cipó.

O local oferta passeios incríveis e cachoeiras de tirar o fôlego e dentre eles podemos citar a Cachoeira de Congonhas.

Preparamos um link com as 5 melhores cachoeiras da Serra do Cipó

As maiores buscas da região são as lindas cachoeiras da Serra do Cipó, sendo o acesso muito variável, pois algumas os acessos são mais difíceis que outras.

Antes de se programar para alguma cachoeira em específico, é interessante que você pesquise sobre o acesso, pois nem todos conseguem ter facilidade nessas entradas. Também

Caso você já tenha o costume de ir para cachoeiras, com certeza algumas poderão ser um desafio e muito importantes para a sua prática.

Uma vez passando pela Serra do Cipó não deixe de conferir outras cachoeiras, como por exemplo a Cachoeira da Capivara.

 

Como é a Cachoeira de Congonhas?

Como falamos acima, na região da Serra do Cipó o que mais encontramos é cachoeira, desde as de mais fácil acesso até as mais difíceis. Das mais baixas até  as mais altas, como é o exemplo da Cachoeira Véu da Noiva

Algumas com recorde no Brasil, então se você gosta desse estilo de viagem, com certeza este será o seu destino ideal para as férias.

Na Cachoeira de Congonhas a altura é de 30 metros, além de apresentar um poço com cor esverdeada e transparente, sendo muito propícia para os banhos de turistas e visitantes.

Para chegar até a Cachoeira de Congonhas é preciso caminhar um percurso de, em cerca, 7 quilômetros, e você ainda vai passar por diversos afloramentos rochosos, com travessias de alguns riachos.

O conjunto é realmente um cenário de tirar o fôlego, pois você vai conseguir ter uma vista panorâmica antes da cachoeira em si.

Se você descer em média 500 metros, vai perceber que tem uma queda d’água, com o nome de Congonhas de Baixo, que tem um poço para o banho de quem está visitando.

Ou seja, além de possuir a atividade do banho na cachoeira, aqueles que visitam podem aproveitar a Cachoeira Congonhas para realizar caminhadas.

Contemplando assim o cenário incrível de natureza, sendo possível também a prática de “Boulder” (um tipo de escalada).

Informações gerais sobre o local

Caso você deseje uma localização de referência para colocar em GPS você pode colocar da seguinte forma:

Rural, Rodovia MG 010, Km 97 – CEP 35.847-000 – Santana do Riacho – MG.

Como ponto de referência, você deve sair de Belo Horizonte pela MG – 010, seguindo até a Serra do Cipó.

Depois que passar da ponte do Rio Cipó, você vai entrar à direita na terceira rotatória, seguindo até a portaria do parque.

São em média 4,7 quilômetros desde a ponte até a portaria.

Dentre as atividades realizadas na Cachoeira de Congonhas podemos citar o trekking, o banho na própria cachoeira, além de contemplar toda a vista e tirar várias fotografias.

Esperamos que você goste bastante desse passeio e possa se conectar com o meio ambiente.

 

Fonte:Cachoeira de Congonhas - Tudo o que você precisa saber (portalserradocipo.com.br)